10 coisas que você precisa saber sobre mídias sociais

Um estudo de Comscore revela o estado atual das atividades  nas redes sociais em todo o mundo e, claro, nos proporciona informações valiosas sobre como as redes sociais têm influenciado  o panorama digital. Logo abaixo resumimos alguns pontos relevantes.
  1. As redes sociais  são os espaços mais visitado no mundo online. Isso significa que 82% da população que se conecta a Internet forma parte de alguma rede social. Representando assim, 1,2 bilhões de usuários em todo o mundo. Porém, não só há aumentado os usuários de redes sociais, como também o tempo que passam nelas. De quase 1 de cada 5 minutos que se passa na internet, os internautas ficam em uma rede social.
  2. O comportamento das redes sociais transcende e reflete  as diferencias regionais em todo o mundo. Por cada região analisada, o total de tempo gastado pelos usuários em Mídias Sociais cresceu, pelo menos, uns 35% com respeito ao ano passado, refletindo a capacidade de penetração em todos os âmbitos. Na América Latina, Europa, Oriente Médio e África (três regiões culturais muito diferentes), as redes sociais representavam em 2011 24% do tempo que passam conectados.
  3. A importância da rede Facebook não é um exagero. Em outubro de 2011 Facebook alcançou mais da metade da audiência global do mundo (55%) e representou aproximadamente 3 de cada 4 minutos empregados nos sites de redes sociais e 1 de cada 7 minutos online de todo o mundo.
  4. O microblog se tornou em uma nova força perturbadora nas redes sociais. Até esta data, Twitter pega para si 1 de cada 10 usuários de Internet em todo o mundo. Por isso, está entre as principais redes sociais. Foi registrado um crescimento de 59%  com relação  ao ano passado. O destaque desta rede é, principalmente, porque cada vez mais ela é utilizada como meio de comunicação durante eventos de grande importância.
  5. As redes sociais locais estão crescendo em todo o mundo. Tradicionalmente estas eram mais usadas nos Estados Unidos, porém agora mesmo não só se limitam a este país nem ao inglês. Um estudo destaca que a tendência de “deslocalização” que estão sofrendo as redes sociais.
  6. Já não se trata somente dos jovens, cada vez são mais as redes sociais são usadas por todas as idades. No início as redes sociais foram um fenómeno entre os jovens, porém, atualmente, alcançam uma grande variedade de segmentos. A faixa etária de 55 tem o mais rápido crescimento nas redes sociais.
  7. Para os “nativos digitais” a comunicação é social. Esta geração que tem entre 15 y 24 anos, cada vez utiliza menos canais de comunicação como a mensagem instantânea (SMS) ou e-mail. Pelo contrario, o meio mais utilizado são as redes sociais e cada vez aumenta mais.
  8. As redes sociais são líderes na publicidade online nos EUA. Tem aumentado a publicidade nas redes sociais. Marcando una significativa vantagem com relação a outros meios.
  9. Não se sabe quais serão as próximas mudanças. Quando apareceu Facebook, em 2004, enfrentou a dura competição de MySpace em varias regiões. Agora é a líder indiscutível das redes sociais. Agora foi a vez do Google + apresentar sua nova rede social em um panorama de muita competição entre as redes sociais e, mesmo assim,  conseguiu 25 milhões de visitantes únicos em menos tempo que nenhuma outra rede social anterior.
  10. Os aparelhos móveis aumentam a interação nas redes sociais. Em outubro de 2011 quase um terço (32%) dos usuários totais de móveis nos Estados Unidos, com mais de 13 anos, afirmaram ter acesso as redes sociais dos seus aparelhos moveis e utilizam-os, ao menos, uma vez ao mês. Em relação aos mercados europeus, 24% dos usuários de telefonia móvel, fazem uso de uma  rede social usando seu dispositivo móvel.