Os melhores sites para a seleção de informação: “curadoria” de mídias sociais


selecionar-informacao
Você sabe o que faz um Curador de conteúdos?  Ou… você sabe os significados que tem essa palavra? Buscando o significado na Wikipedia encontrei algumas definições como: organizador de exposições; neologismo derivado de "curator" do inglês; e tratador de doente.

Para Dolors Reig, o curador de conteúdo é um intermediário crítico do conhecimento, ou seja, é uma pessoa que filtra informações/conhecimento.

Bom, esse é um neologismo “novíssimo”(redundância à parte) para o termo curador.O certo é que com tanta informação na rede é natural precisarmos de filtragem. Pois, com o crescimento exponencial das redes sociais e blogs, o curador parece ser a solução para  a filtragem de informações na internet.

Como resultado, o ato de filtragem, seleção, análise e fornecimento de comentário com uma perspectiva sobre um artigo, ou uma coleção de artigos, tornaram-se cada vez mais importante.

Então, ficou claro o que vem a ser curadoria de mídia social? Se ainda tem dúvidas, aqui tem mais uma definição para o termo retirado do site Social Media Pearls. "Um curador de mídia é alguém que lê bastante, então pode puxar conteúdo e organizá-lo de uma maneira lógica para o benefício dos outros. Web 2.0 + tem uma quantidade imensa de informações. Curadores encontram o trigo no joio e apresenta de uma maneira amigável colocando seu ponto de vista sobre os posts/informações  que selecionou".

Bom, mas o termo também é empregado para sites que têm essa especificidade. Abaixo listo alguns.O número de sites e ferramentas de curadoria tem crescido muito e isso se deve, principalmente, porque mais organizações e empresários estão procurando maneiras de obter conteúdos de qualidade.

Sites de curadoria
No momento estou usando Scoop.it. E posso afirmar que a experiência tem sido muito significativa. Por isso, posso enumerar três bom motivos para você usá-lo. 1) ele tem um componente automático de indexação da web para fazer sugestões para complementar seu conteúdo; 2) você tem a opção de seleção e ainda acrescentar comentário para agregar valor; e 3) Scoop.it te permite criar uma revista on-line muito atraente. Como você pode var aí em baixo.

2. Aggregage – Cria online "curadoria" de comunidades por conteúdo, centralizador de blogs de qualidade, whitepapers, as redes sociais em torno de temas específicos e, em seguida,  é exibido em um novo site dedicado a este tema.
3. Amplify - "A maneira mais fácil de compartilhar e discutir coisas que lhe interessam" Adicionar o Amplify clipper para o seu web browser para compartilhar coisas que você encontrar na web.
4. BagTheweb - BagTheWeb ajuda os usuários a curar conteúdo da web. Para qualquer assunto, você pode criar um "saco" para coletar, publicar e compartilhar qualquer conteúdo da web.
5. Blekko  - "Fornece uma voz editorial diferenciada em busca".
6. BlogBridge - É para infojunkies verdadeiros que querem uma melhor maneira de disputar todos os seus feeds RSS de blogs e notícias em um organizador muito legal.
7. Bookriff - Remixes de livros publicados, ensaios, artigos de revistas e seu próprio conteúdo.
8. Bundlr - Criar páginas tópico com fotos, vídeos, tweets e documentos e compartilhá-los com todos.
9. CIThread - Tem um marketing de conteúdo em focos. Simplifica a produção, comercialização de conteúdo, distribuição, medição e otimização através de múltiplas iniciativas e canais sociais
10. Prancheta - Ajuda a organizar o conteúdo, facilita a colaboração e partilha com os outros.
11. Curata - Ajuda a maximizar os seus esforços de marketing de conteúdo curadoria com ferramentas baseadas na web para mais facilmente encontrar, organizar e compartilhar conteúdo online.
12. Curated.by – permite você coletar e organizar o conteúdo com base em tópicos (media, links, tweets).
13. Estação de curadoria - permite aos usuários obter informações, selecionar os itens que se encaixam com seus objetivos e depois distribuí-los. Um serviço pago de segmentação de marketing.
14. Eqentia - "A partir de seu contexto, vamos encontrar conteúdo. A partir desse conteúdo, deixe-nos encontrar você. Cure e republicar conteúdo que importa”.
15. Evri -Milhões de forma automática e constantemente índices de fluxos de tópicos específicos de milhares de fontes para filtrar através da web e oferece notícias personalizadas.
16. Factiva -A plataforma de business inteligente com uma combinação exclusiva de notícias sobre negócios com autoridade e informação, além de ferramentas sofisticadas. Factiva ajuda você a encontrar facilmente, monitorar, interpretar e compartilhar as informações essenciais.
17. Feedly - Uma maneira simples e elegante para ler e partilhar o conteúdo de seus sites favoritos.
18. Flockler - Desenho de mídias sociais  na web, vídeos, fotos e texto, comentários pessoais e editorial. Flockler permite curar um assunto particular, evento, pessoa ou empresa.
19. iFlow - Em tempo real, troca de informações on-line que reúne tudo o que quiser. Você pode organizar, combinar, filtrar, curar ou remixar seus fluxos para obter uma visão diferente sobre o seu conteúdo e/ou compartilhar.
20. kbucket - Um lugar onde especialistas "curadores de conteúdo" organizam comentário, tag e publicam suas pesquisas.
21. Keepstream Uma ferramenta de curadoria de mídia social que ajuda a organizar tweets e páginas.
22. Kurat  ajuda você a descobrir conteúdo relevante sobre temas específicos. Dentro Kurat você pode facilmente curar informação e publicá-la. Kurat pode ser usado como descoberta de conteúdo e ferramenta de publicação por trás dos esforços da empresa de mídia social e como um leitor de notícias pessoal.
23. Loud3r - Conteúdo em tempo real, curadoria e publicação de plataforma que oferece as melhores notícias, blogs, fotos, vídeos e meios de comunicação social sobre qualquer assunto.
24. My6sense -Compartilhar o seu conteúdo relevante do seu RSS. 
25. Mlkshk– Salvar, compartilhar com extensões do navegador. Use para salvar com um simples clique com o botão direito. 
26. Mysinydicaat - Um Agregador personalizado construído sobre a ideia de que deve ser fácil de coletar, filtrar, compartilhar conteúdo web que é importante para você.
27. Paper.il –Paper.il rastreia a web ligada aos seus marcadores. Uma vez configurado o curadoria é atualizado automaticamente.
28. Pearltrees  - coleta, organizar e compartilhar tudo o que quiser na web.
29. Pinterest – Permite organizar e compartilhar todas as coisas que você encontrar na web.
30. PostPost - Ferramenta de busca do Twitter. Através da apresentação de resultados de pesquisa de pessoas que você mais valoriza.
31. Qrait - Uma plataforma de curadoria em tempo real projetado para atender as necessidades de curadores. Permite combinar em tempo real, filtragem e seu próprio toque pessoal para criar algo de valor.
32. Redux - é um novo tipo de TV centenas de canais de entretenimento de vídeo escolhidos a dedo, tudo a partir de uma comunidade de curadores.
33. Shareist - Permite que você crie seu site curadoria personalizado. Descobrir, criar, organizar e compartilhar conteúdo que interessa ao seu público.
34. Snip.it - Criar coleções de links (chamadas de snips), adicione os seus pensamentos. Descubra outros com opiniões relevantes sobre questões que lhe interessam.
35. História Crawler - Coleta informações através de múltiplas plataformas on-line, quer se trate de meios de comunicação social, notícias, blogs, RSS feeds, fóruns e sites de vídeo e conteúdo gerado pelo usuário, para trazer os usuários os mais relevantes dados em tempo real.
36. Storyfy - Permite-lhe curar as redes sociais para construir histórias social, reunindo meios de comunicação espalhados pela Web em uma narrativa coerente.
37. Storyful - Storyful foi fundado por jornalistas que queria separar a notícia do barulho da web em tempo real. Storyful é usado para curar "histórias" através de ferramentas de mídia social, imagens e vídeos.
38. Summify - recentemente adquirido pelo Twitter, Summify Cria um belo resumo diário de notícias mais relevantes de suas redes sociais.
39. Themeefy - descobrir, curar, compilar e publicar o seu conhecimento a partir da web em uma revista pessoal.
40. Yourversion "A melhor maneira de descobrir novos conteúdos que são relevantes para você." YourVersion traz para você as últimas notícias, blogs, tweets, e vídeos em seus tópicos/marcadores escolhidos. YourVersion organiza automaticamente os marcadores por assunto para você.