[Junipampa] A Profª. Drª. Audrei Gesser fala sobre inclusão

As práticas de inclusão e acessibilidade estão presentes em nosso dia a dia. Ao olharmos para o nosso redor, nos deparamos com situações que requerem e exigem determinados “amparos” e cuidados para que ocorra a realização concreta do que nos expõe a teoria, ou seja, a legislação que ampara e assegura os diretos de qualquer cidadão, possuindo ele ou não, necessidades especiais. Para ampliar e fomentar o debate sobre inclusão, o JUNIPAMPA está realizando uma série de matérias especiais sobre o tema. Na última edição, abordamos esse assunto nos textos: Reflexão acerca da Inclusão Escolar no contexto da Educação no Brasil, especificamente no ensino da Química, em que a Profª Drª Amélia Bastos tratou, entre outras questões, do projeto Tabela periódica com recursos de acessibilidade para alunos com necessidades educacionais especiais; e “A disciplina de LIBRAS nas universidades brasileiras é uma vitória para a comunidade surda”, em que a Profª Dra. Emiliana Rosa problematizou o ensino de LIBRAS nos cursos de graduação das universidades brasileiras. Além disso, apresentamos a opinião de uma acadêmica de Licenciatura em Química no texto: Aprendendo a inclusão.
 
Nesta última matéria da série, o JUNIPAMPA entrevistou a Profª. Drª Audrei Gesser, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pesquisadora em Educação Bilíngue. “Não foi difícil compreender o isolamento linguístico em que vivem muitos surdos”, conta a professora. Aspectos relacionados às práticas de inclusão despertam uma série de questionamentos com relação ao papel do professor e sua formação, levando-nos a indagar: como se configura a relação entre o professor ouvinte e seu aluno surdo, e entre professor surdo e alunos ouvintes? Quais os caminhos pedagógicos a serem trilhados de forma a realmente garantir (ou pelo menos tentar) que todos tenham a oportunidade de aprendizagem? Estas são algumas das questões bordadas na entrevista realizada com a professora Audrei, que é autora dos livros: LIBRAS? Que língua é essa? e O ouvinte e a surdez.

JUNIPAMPA: Por que a pesquisa voltada para a área do ensino e aprendizagem de línguas orais e de sinais lhe interessou? O que a motivou a lançar os livros: “LIBRAS? Que língua é essa?” e “O ouvinte e a surdez: sobre ensinar e aprender a LIBRAS”?


Quer saber a resposta? Acesse o Junipampa

Livro: LIBRAS? Que língua é essa?
Autora: Audrei Gesser
Editora: Parábola
Assunto: Pedagogia
Por R$ 18,00 na Livraria Cultura

Livro: O ouvinte e a surdez: sobre ensinar e aprender a LIBRAS
Autora: Audrei Gesser
Editora: Parábola
Assunto: Pedagogia
Por R$ 29,00 na Livraria Cultura

0 comentários:

Postar um comentário