Plataformas geradoras de tiras em quadrinhos e/ou de desenho animado


As TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) têm proporcionado vários impactos social, principalmente no que diz respeito à ampliação e no contínuo acesso à informação, na criação de conteúdos e na interação.

Acreditamos, portanto,  que, nesse novo contexto, o ensino/aprendizagem deve se voltar para novos letramentos, para os letramento multimidiáticos,  fazendo com que as novas mídias contribuam no desenvolvimento da leitura e da produção textual de variados gêneros.
Devemos considerar que:
Novas estratégias de ensino devem ser implantadas, mediadas pelas TICs. A tecnologia na educação deve ser adotada para acompanhar a sua utilização na sociedade em geral, pois a escola reflete a sociedade onde está inserida, em mais ou menos tempo.
E mais…
Para que o objetivo do processo de ensino e aprendizagem ocorra, ou seja, que constituição do aluno se dê num contexto sóciohistórico-cultural. A tecnologia na educação deve se tornar uma interface comum de linguagem entre professor e aluno, favorecendo a interação entre ambos” (FEY, 2011, p. 4 e 5).
Dentro dessa perspectiva multimidiática, os professores têm nas plataformas geradoras de tiras em quadrinhos/HQs e de desenho animado ótimos aliados. 

Abaixo trazemos uma lista com mais 15  softwares on-lines geradores de HQ e Animes que merecem ser explorados.
  1. Pixton: Gerador de HQs muito completo e versátil. Permite, entre outras coisas, personalizar os cenários, personagens, colocar expressões, posturas, aproximar e distanciar os elementos que fazem parte de cada cena. O resultado pode ser compartilhado na web. Requer registro.
  2. CreaComics (GenMagic):  Permite escrever a data, o nome do autor da atividade, eleger e modificar o tamanho do cenário que aparece em cada quadro e realizar desenhos livres sobre eles. Colocar personagens, objetos e balões.  A produção final pode ser  imprimida.(Em espanhol)
  3. Stripgenerator: É um serviço web gerador de tiras. É muito fácil de usar.Também dispõe de um serviço de blogs gratuito que pode ser usado para publicar a tiras.
  4. Gerador de tiras online: Simples de usar. Disponibiliza personagens, cenários, objetos.  
  5. Comic Creator: É um gerador de tiras muito simples de usar.
  6. Comiqs gera tiras a partir de  fotos e textos.
  7. Mytoons , ToondooComicstripgenerator: São outros geradores de tiras.
  8. Witty Comics: Gerador de tiras que permite guardar o resultado em um servidor ou baixar em formato PNG. Requer registro.
  9. Pikikids: Gera tiras e podem ser compartilhadas com a comunidade de usuários do site. Funciona elegendo o número de quadros, configurando e colocando imagens de Flickr. Você ainda pode aplicar efeitos e colocar balões de diálogo, etc.
  10. Bitstrips: Gerador de tiras, completo e simples de usar. Permite personalizar os personagens, suas expressões, colocando efeitos e criar personagens próprios. O resultado  pode ser enviado por email o publicado na web. Requer registro.
  11. Go! Animate: É uma ferramenta que permite a criação de animações (tipo desenho animado). Pode ser escolhido os cenários, personagens, utilizar imagens próprias ou colocar sons e balões de texto.
  12. Gerador tiras sobre mitos e lendasGerador de tiras online mais voltado para a criação de lendas e histórias mitológicas ou fantásticas. Os textos não admitem acentuação, em compensação, permite gravar ou agregar voz e sons a partir do computador. Para poder guardar o resultado você tem que se registrar.
  13. Dvolver moviemaker. Um gerador de desenhos animados que eleger o cenário, personagens, tipo de interações entre os personagens, música de fundo e escrever o texto dos diálogos. E em poucos minutos você produz um curta.
  14. Xtranormal. Aplicação online que permite criar animação em 3D, seguindo 4 passos: selecionar os atores, escrever os diálogos, escolher cenário, sons, ângulos de câmara, expressões e movimentos dos personagens, etc.

Esse conteúdo foi publicado anteriormente em:
ComTexto digital pet

0 comentários:

Postar um comentário