Resenha de Seis anos depois: busca inexorável

Seis_anos_depois_CapaEm "Se anos depois" (Harlan Coben, Editora Arqueiro) conhecemos a história de Jake Fisher, professor universitário, que se apaixona por Natalie Avery. Os poucos meses de paixão, entre Jake e Natalie, ocorreram quando os dois estavam em retiros próximos, o dele de escritor, o dela de artistas.

Quando Natalie rompe o namoro para se casar com Todd, um ex-namorado, Jake fica arrasado. Mas, mesmo assim vai ao casamento, para ver com os próprios olhos a mulher de sua vida se casando com outro.

No dia do casamento, Natalei pede a Jake que os deixem em paz. Jake cumpre a promessa por seis anos, até que a noticia da morte de Todd faz acender a esperança de ter Natalei de volta.

"Prometa que vai nos deixar em paz."

A decisão de reencontrar Natalie leva Jake ao velório de Todd. Mas grande é a surpresa ao ver que a viúva é outra mulher, com dois filhos. A partir daí Jake se vê em volto em mistérios e perigos, em busca da mulher amada, que não quer ser encontrada.

Eu sei que o Harlan Coben é aclamado, tem vários prêmios e excelentes críticas sobre o seu trabalho, mas para mim, "Seis anos depois", não me conquistou.

O livro nos apresenta várias camadas de segredos, mistérios, com o objetivo de imprimir um estado de tensão, de suspense no leitor. Também tem humor linkado com a contemporaneidade.

No entanto, parece que tudo só começa a funcionar lá pelo capítulo 26 (são 36 capítulos). Eu já não aguentava mais o tal o Jake e sua busca inconsequente pela a tal Natalei, que mal a conhecia, sejamos honestos.
Seis_anos_depois_02

Digo busca inconsequente, porque Jake não se importa com quantas vidas está pondo em perigo (amigos e alunos), em quanto tentava resolver os mistérios que envolvem o sumiço de Natalei.

Eu não consegui sentir esse amor tão grande por essa mulher.  Natalei não é uma personagem que sintamos empatia. Na verdade, não senti nada por ela, nem por Jake.

A justificativa - amor da vida - usada por Coben para fazer Jake se envolver em uma busca implacável, não me convenceu, não me comoveu. Em vários momentos parece que era por pura curiosidade a procura de Jake.

E Jake não é burro em sua busca. Ele consegue resolver os mistérios rapidamente, mas é que, para mim, não se sustenta a justificativa da procura.
Seis_anos_depois
Não sei se acontece com você, comigo sempre acontece. Sabe aquele sentimento de quando estamos buscando algo perdido, e não queremos, de forma alguma, pararmos de procurar até encontrarmos? Pois é, parece que é esse o sentimento que move Jake. Não tem nada a ver com amor.

Se autor tivesse usado outra justificativa, eu aprovaria o livro. Eu queria um final ousado, mas o que vemos é o que encontramos por aí em outros livros – soluções fáceis.


Editora-Arqueiro-300x300
Livro: Seis anos depois
Autor: Harlan Coben
Assunto: Policial
Onde comprar: Saraiva, Americanas e Cultura


0 comentários:

Postar um comentário