[Resenha] O tempo em estado sólido

o_tempo_em_estado_solido-240x360Acabo de ler "O tempo em estado sólido", livro da Prof.ª Dra. Tércia Montenegro, publicado pela Editora Grua Livros.

O livro traz uma coletânea de 18 contos, que dialogam entre si. O leitor percebe essa relação nas temáticas - tempo, sexo, ciúme, solidão, morte, etc - e, também, porque alguns dos personagens reaparecem, com seus conflitos, em mais de dos textos.

Mas não precisa se preocupar, achando que é preciso ler todos os contos. Assim como outros livros de contos, você pode ler um ou dois contos. Iniciar a leitura pela final, pelo meio. Como você preferir. No entanto, saiba que você terá uma maior compreensão da importância do tempo, da velocidade, da indiferença, da rejeição, da amargura ao ler todos os textos.


É impressionante como, nos contos, a autora dá corpo ao tempo. Ela consegue corporificar o que escapa, o que não tem forma perceptível. Daí que o título tem relação direta com todos os contos. É importante pontuar que os personagens não buscam a tempo perdido, eles buscam a si mesmos, nos encontros e desencontros da vida.

Ao pensar nisso, Alessandro teve a velha sensação do mecanismo do tempo e, no instante suspenso em que durou sua respiração contida, tomou a decisão absoluta de sua vida dali para a frente." [p. 15]


Alguns personagens, como o Alessandro e a Larissa, aparecem em mais de um conto. Em outros contos, mesmo que não esteja explicito, o leitor percebe que aquele personagem já apareceu antes. Às vezes, o foco está em um personagem, em outro momento esse mesmo personagem vem em segundo plano.

Livro_O_tempo_em_estado_sólido
Livro o tempo em estado sólido

A profa. Tércia sabe lidar com as palavras. Cada palavra foi pensada para estar ali, naquela frase. Foi escolhida com cuidado. É impressionante, como a jovem escritora cearense, tem uma escrita amadurecida. Ela fala com profundidade de sentimento humanos. A expressividade dos contos vem desse trabalho com as palavras. E é isso que é literatura, só para deixar claro.

Para finalizar, só quero registrar que gostaria muito de ter sido aluna da Profa. Tércia, mas quando cheguei à UFC (Universidade Federal do Ceará) já havia cursado as disciplinas que ela ministra (Curso Letras na UFC. Vim transferida da Unipampa).


Livro: O tempo em estado sólido
Autora: Tércia Montenegro
Editora: Grua Livros
Ano: 2012
Páginas: 112
Onde comprar: Saraiva, Cultura


1 comentários:

  1. Olá, gostei muito da sua resenha. Desconhecia o livro até então, me pareceu ter contos com temáticas super interessantes.
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir