Dicas para blogs literários: resenha literária e interação

Esse post é direcionado àqueles(as) que tem blogs literários e que necessitam de dicas para melhorar as resenhas e obter mais interação.
Primeiro você precisa responder para si mesmo, em voz alta: Quais os seus objetivos com o blog? Você escreve por hobby? Ou gostaria de seguir carreira na área de crítica literária? Ou quer ser produtor(a) de conteúdo para blogs profissionais? Quer fazer parceira com editoras?

Seja qual for seu objetivo, você precisa levar em consideração alguns pontos.

Não vou nem falar que você não pode querer fazer parceria com editoras só para ganhar livros. Também não vou falar que você não deve copiar/plagiar textos alheios. Nem vou falar que você precisa ser responsável com os compromissos assumidos: parcerias com outros blogueiros em sorteios, por exemplo.

Em minhas analises, vejo alguns pontos que considero fundamentais em um blog literário.

Dicas

1) É preciso escrever boas resenhas (todos já sabem disso). Não adianta só colocar a sinopse.

2) O produtor do texto precisa mostrar um foco de analise da obra. Ou seja, precisa ter uma linha de leitura-escrita, focalizando um tema que a obra aborda, como, por exemplo: o romance entre os protagonistas; conflitos psicológico do personagem; questões sociais; morte; vingança; estilo, a estrutura e a composição, a mitologia, etc.

As obras sempre trazem várias questões e não temos como falar de todas. Uma resenha falando de tudo fica cansativa. E corre o risco de perder a unidade do texto.

Observo que a maioria das resenhas sempre destacam o amor dos protagonistas. Então, você vai resenhar aquele livro que todos os blogs já resenharam. Como não caí na mesmice? Sua resenha deve ser diferente, aborde outra questão que livro traz. Traga humor para o texto.

3) É preciso ter comentários-interação nas resenhas. Você escreve porque quer que alguém leia.

O ideal é ter comentários no blog e na página do Facebook. No caso da rede social, parece ser ainda mais difícil conseguir interação.

Como conseguir essa interação? É uma troca, pelo menos no início. Se o blogueiro não visitar outros blogs, não comentar, será muito difícil conseguir comentários.

São muitos blogs tentando o mesmo que o seu. Se você não estiver disposto a dedicar 1 ou 2 horas por dia para fazer essa interação com outros blogs, você terá menos chances de se destacar em meio a tantos blog que existem por aí.

Deixe suas dicas no comentário. O que você acha que é fundamental ter em uma resenha? Eu vou aprender e os leitores também. Indico um Grupo em que membros interagem. Link aqui.

0 comentários:

Postar um comentário