[Resenha] Quadrinhos de gelo do eremita do iceberg

Estou muito feliz em poder falar desse livro/revista. Vocês não têm noção do quanto eu gosto de histórias em quadrinhos. Aqui eu vou colocar as tirinhas cômicas na mesma categoria das histórias em quadrinhos. Mas eu sei que os estudiosos classificam separado a tirinha cômica, a tira seriada, o cartum, a charge.

Minha relação com HQs é bem intensa, que vai de leitora a ministrante de oficina de quadrinhos para alunos de 8º ano, usando a plataforma Pixton. E também tenho um artigo científico publicado, abordando a experiência das oficinas.

O que me atrai nas HQs é a possibilidade de conjugar os recursos verbais e não verbais na produção textual. Essa conjugação dos modos da linguagem pode ampliar as habilidades de leitura e escrita dos alunos. 

Mas vamos ao que interessa.

Os "Quadrinhos de gelo do eremita do iceberg" é uma coletânea de tirinhas do Blog quadrinho_de_gelo_o_eremita_do_iceberg O eremita do Iceberg, criado pelo cartunista Diego Marinho e publicado pela Editora 42.
Utilizando-se do avatar de um eremita que vive num iceberg isolado no Ártico, o cartunista apresenta várias tirinhas de humor, tanto dos seus próprios personagens, quanto de sátiras envolvendo figuras já conhecidas do público.

Meus achismos: quase resenha


Lá no inicio do texto eu falei de livro/revista. Pois é, Quadrinhos de gelo do eremita do iceberg tem a estrutura de uma revista, confeccionada em papel couché matte, aquele que é usado na produção revistas.

A obra é dividida em seis partes. Cada uma destas apresenta um conjunto de tirinhas.
quadrinho_de_gelo_o_eremita_do_icerberg
O primeiro conjunto traz o personagem Depreção. Um cãozinho carente e deprimido. Devo dizer que foi o personagem que eu mais gostei. Suas reflexões depressivas são muito engraçadas.

O segundo grupo traz Jimmy, o puro. Jimmy é aquele menino sagaz, com questionamentos de difíceis respostas (vejo uma relação com o Joãozinho).

Já o terceiro é do personagem Mago Hellmonte.  Fiquei até com dó do Mago. O coitado faz de tudo para ser mal, no entanto é a mãe dele quem manda no pedaço.
quadrinho_de_gelo_o_eremita_do_iceberg03png
No quarto, as tirinhas são de diferentes personagens. O autor chamou de Originais aleatórios.

Depois do Originais aleatórios, vem as tirinhas Sátiras. Este é o maior capítulo (vou chamar assim). Nele, vemos vários personagens que a gente conhece da TV, dos animes, dos vídeos games.
quadrinho_de_gelo_o_eremita_do_iceberg02pngOs personagens que mais me chamaram a atenção foram: o He-man, o Popaye, os Flintstones, a Caverna do dragão. Todos fizeram parte da minha infância. Ah, e tem também os orientais: Os cavaleiros do zodíaco, Dragon Ball. O robô o Jaspion - das antigas este.

Ainda tem uma sexta e última parte que é denominada de Recados finais de eremita do Iceberg.

Bom, em relação às características gráficas em geral, a arte de Diego assume aspectos caricato, que é uma tendência em tiras cômicas.

Acho que Diego foi feliz no casamento entre desenhos e assuntos abordados. Por exemplo, nas tirinhas de sátiras o cômico se torna mais expressivo com as caricaturas de heróis como a do He-man mais parrudo.

Há muito que falar quando o tema é quadrinhos. Eu poderia falar da expressividade dos balões, da letra, das estratégias da representação da oralidade, do papel das onomatopeias, dos sentidos sugeridos pela cor, das formas de representar os quadros. Mas tudo isso vocês precisam conferir pessoalmente, lendo essa obra divertida sem deixar de ser crítica.

Então que tal concorrer a um exemplar Quadrinhos de gelo do eremita do iceberg ? 

E Editora 42 me cedeu um exemplar para sorteio. E para concorrer é bem fácil! São somente 03 entradas obrigatórias e 04 chances extras.

a Rafflecopter giveaway




(Obra cedida pela Editora 42 para resenha. As imagens são de divulgação. Q
uero pontuar que houve um problema de repetição páginas das 50, 51 e 52, mas nada que atrapalhe a qualidade da obra).

0 comentários:

Postar um comentário