RESENHA | A mais pura verdade | Dan Gemeinhart | Novo Conceito


Autores: Dan Gemeinhart
Título: A mais pura verdade
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Edição: 1
Número de páginas: 224
Área principal: ficção
Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha. Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram. Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça. A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável


"A vida é um saco. Essa é a mais pura verdade. Mais uma coisa que eu não entendo: por que todo mundo sempre tenta fingir ser o que não é?"

Mark está entrando na adolescência e tudo que ele tem em mente é fugir. Sim, fugir de tudo e de todos. O que ele queria mesmo era fugir de si mesmo. Apesar da sua idade, ele já passou por muitas coisas, ele tem câncer e tenta superar a doença dia após dia.

Ao lado do seu cachorro Beau, o garoto embarca em uma aventura inesperada, rumo ao Monte Rainer. Mark leva consigo uma mochila, câmera, dinheiro e seus remédios...É tudo o que ele “acha” que precisa.

De malas prontas, o garoto foge de casa e deixa os seus pais e a Jessie (sua melhor amiga) desesperados. A garota é bem esperta e encontra um bilhete do amigo, ela é a única que sabe agora para onde ele foi. Lágrimas caem do seu rosto por saber que aquele bilhete era um adeus.

Para chegar até o Monte Rainer, Mark passa por poucas e boas. Ele tem que vencer as dores fortes na cabeça e ultrapassar perigos. É a forte relação com o seu cachorro que o mantêm firme e forte. Há momentos em que o pequeno Beau demonstra coragem e valentia. Será que Mark conseguirá chegar ao seu destino final? O que ele tem passado com essa doença? Quais as dificuldades que ele precisou superar?

A mais pura verdade é o primeiro livro do autor Dan Gemeinhart, estória tocante e reflexiva que nos faz ter raiva das atitudes de Mark. Tudo é difícil na vida e ainda mais para uma criança com câncer, os cuidados são extremos.

"Isto é uma coisa que eu não entendo: por que as pessoas gostam de levar consigo uma coisa que as faz lembrar de que suas vidas estão indo embora."

No início não compreendi a atitude do garoto em querer fugir, mas a medida com que a estória vai se desenrolando os sentimentos vão eclodindo e tudo fica claro. O desejo de sentir-se livre é algo notável em Mark, mesmo que ele não entenda que é uma loucura fugir de casa, ele precisa disso.

O livro tem uma diagramação linda e impecável. A escolha das cores tem ligação com a narrativa. São 217 páginas para serem devoradas em poucas horas. É um livro que te deixa querendo sempre mais... As frases são cativantes e significativas... O livro tem uma reflexão que é a Mais Pura Verdade.

"O mundo inteiro é uma tempestade, eu acho, e todos nós nos perdemos em algum momento. Vamos atrás de montanhas no meio das nuvens para que tudo pareça valer a pena, como se isso tivesse algum significado. E, às vezes, nós as encontramos. E seguimos em frente."

Recomendo a leitura para os leitores que apreciam uma narrativa leve e repleta de reflexão. Podemos chorar, rir, nos divertir, e refletir muito. Não é um livro que te deixa com aquela ressaca literária.

"Crianças pequenas são tão bobas. Ainda não sabem de nada. Essa é a mais pura verdade."

0 comentários:

Postar um comentário