RESENHA | Não pare! | FML Pepper


Título: "Não Pare!"  
Autor(a):  FML Pepper  

Editora: Valenina
Edição: E-book

Páginas: 288
Uma vida normal e tranquila seria tudo que uma adolescente odiaria ter, certo? Não para Nina! Por que tinha que viver como uma nômade (ou fugitiva!), mudando de cidade ou país a cada piscar de olhos? Por que não podia saber nada sobre o paradeiro de seu pai? Por que sua mãe era tão neurótica e supersticiosa? Milhares de perguntas. Nenhuma resposta. O que significavam aqueles estranhos calafrios, acidentes e mortes que insistiam em acontecer ao seu redor? Teriam eles alguma ligação com o seu defeito de nascença? Ou seriam causados pelo selvagem bad boy de hipnotizantes olhos azuis-turquesa que costumava aparecer nos momentos mais assustadores? Nina jamais poderia imaginar que aquele garoto sombrio de corpo escultural e fisionomia atormentada lhe abriria os olhos para um universo paralelo. Só ele tinha as respostas para os seus mais íntimos questionamentos, mas cobraria um preço muito alto para fornecê-las: A vida dela!

O que me instigou a ler Não pare! foi o fato da trama ser desenvolvida em universos paralelos. Eu sou fascinada por narrativas que são ambientadas em outras dimensões. Eu, realmente, “acredito” (na minha cabeça de leitora) que elas existem.

Chega das minhas loucuras e vamos ao livro. Não pare! faz parte da trilogia composta pelos livros Não Olhe! Não fuja!

O livro é narrado pela protagonista Nina. Ela é uma adolescente que detesta o modo de vida que mãe a obriga levar. As duas mudam de país e cidades constantemente. Nina odeia esse estilo de vida, pois ela não consegue ter relacionamentos duradouros com outras pessoas.

Nina não entende o motivo de tantas mudanças. Também não intende porque a mãe é tão neurótica em tudo que diz respeito à sua segurança, à sua relação com outras pessoas. Tudo, tudo mesmo.

Depois de mais uma mudança, eventos estranhos se intensificam na vida de Nina. Aliado a isso, ela ainda sofre constantemente de perda de sentido, logo depois de calafrios.

Com a mudança de país, com novo colégio, novos amigos era para tudo se estabilizar, mas as coisas só pioram depois da chagada de dois novos lindos alunos.

Nina terá revelações que serão difíceis de acreditar. O fato é que, os acidentes, os calafrios, as mortes têm relação direta com uma peculiaridade em sue corpo.

FML Pepper tem uma escrita que envolve. As palavras são usadas de uma forma que imprime agilidade na leitura. Estou muita curiosa para saber como se desdobra a trama no universo paralelo em que habita a morte/as mortes. Já que em Não pare! as ações ocorrem na nossa dimensão, terra.

Minha crítica vai para Nina, que é uma adolescente irritante. A curiosidade passou longe da vida dela. Ela nunca investigou nada. Nem a vida mãe, nem do pai.

Parece que ela andava ansiosa mesmo era para encontrar um cara forte, bonito, com olhos azuis para chamar de seu. Mas acho que, nesse primeiro volume, todos os eventos contribuíram para o amadurecimento da personagem. Espero que nos próximos livros ela tenha atitudes mais racionais. Eu até entendo que ela está lindando com a morte (as mortes) em pessoa.

Eu gosto muito da proposta do livro, como já falei: dimensões paralelas; a morte com aparência de pessoa comum. Tudo isso me prende muito.

Só gostaria de ter uma personagem feminina forte e que tomasse o controle da situação. A protagonista Nina, definitivamente, não estar nesse papel, ainda.

Enfim, indico Não pare! a quem, assim como eu, tem interesse em portais que nos levem a outras dimensões.  E a quem curte romances conturbados.

Eu li no Kindle, mas logo teremos os livros físicos, lançados pela Editora Valentina. Com capa melhorada, como vocês podem ver na imagem ao lado.

0 comentários:

Postar um comentário