Resenha | Sombra de um Anjo | Ana Breatriz Bradão

Título: Sombra de um anjo
Autora: Ana Beatriz Brandão
Editora: Novo século
Páginas: 567
(Parceria com a autora)

Sinopse
Era necessário que a balança entre o bem e o mal estivesse equilibrada. E, para evitar que o nosso mundo fosse destruído pela ganância e pela sede de poder de Lucian, foi forjada uma arma capaz de decidir o destino da humanidade. Um corredor escuro, uma garota e uma voz misteriosa, sombras avançando em sua direção e, em um piscar de olhos, uma multidão de pessoas mortas a observando pacientemente, como se esperassem algo: é assim que vive Samantha Lyterin, uma garota aparentemente normal, mas assombrada por vultos e visões do futuro. Ela se vê de uma hora para a outra destinada a manter o equilíbrio em uma guerra em que de um lado estão os anjos, querendo proteger a humanidade, e, do outro, sombras que buscam incansavelmente a arma que permitiria a ascensão de Lucian.


Hoje eu venho trazer minhas impressões do livro Sombra de um anjo. Havíamos anunciado a parceria com a Ana Beatriz aqui.

Samantha sofrerá desde o seu nascimento, a morte prematura da sua mãe lhe dando a luz e pouco tempo depois ela viu o seu pai ser assassinado. Como ela soube lhe dar com tudo isso? Nem ela mesmo consegue explicar. Viveu longos anos de sua vida em orfanatos, até ser adotada por uma mulher bondosa. O amor de mãe não durou muito, ela morreu algum tempo depois, deixando-a órfã novamente.

Passados os anos, Samantha agora é uma adolescente de quase dezoito anos. Ela esconde um segredo de todos, para proteger a si própria, mas todos a chama de louca. Ela tem um dom especial: é vidente. Poucas são as pessoas que conseguem prevê o futuro, a menina consegue sempre presenciar a morte das pessoas que ela mais ama. Seu dom veio com uma consequência porque todos ao seu redor acabam morrendo.

Samantha ingressa na universidade no intuito de ser alguém, e não mais uma estranha. Ela divide o quarto com uma garota chamada Helena, o jeito da garota cativa Samantha de tal forma que as duas se tornam melhores amigas. Não demorou muito para os boatos surgirem, um novo garoto estava na universidade, e estava tirando o suspiro de muitas garotas, menos de Sam, até então.

Helena é uma garota popular, mas por andar com Samantha, quase ninguém chega junto para conversar com elas. Todos conhecem que Sam é estranha e isso a afasta de todos, menos de Helena. Na aula de biologia, o aluno novo chega na sala, ele se apresenta como Gabriel, e não tira os olhos de Samantha. Os dois trocam olhares intensos e algo está para acontecer.

De repente, Samantha tem um de suas visões, desta vez ela vê a sua amiga sendo assassinada. E o seu dever é descobrir todas as informações possíveis e tentar impedir a morte de Helena. O que não revelei para vocês, é que Samantha é perseguida pelas sombras desde muito cedo. A menina pode ouvi-las o tempo inteiro e saber o que estão planejando.

Logo mais à tarde, Helena avisa a Samantha para que se arrume, pois haverá uma festa da fraternidade. Não podendo dizer não, Sam fica aos cuidados de Helena que a transforma em uma bela mulher. Gabriel também foi convidado para tal festa, e não resistiu quando soube que Samantha iria. Sam tem um dejavú quando Helena veste um casaco. Ela seria assassinada com aquela roupa, para evitar, Samantha pede para ela tire e vista outra roupa. Sem entender ela troca. Isso não impediu que o pior acontecesse, Helena é assassinada brutalmente.

Um série de coisas acontecem, a vida de Samantha muda da água para o vinho. Temendo que algo pior surgisse, Gabriel revela a sua verdadeira identidade. Ele é um arcanjo, e a sua missão é protege-la. E a missão de Sam é proteger a arma que o mal procura. Que arma seria essa? Prestes a entrar em uma batalha milenar, Anjos que estão sob controle do criador e anjos caídos, que moram no inferno, sob o comando de Lucian. Incapaz de digerir tantas informações, Samantha Lyterin não vê outro caminho senão enfrentar e lutar contra o seu destino. Não apenas o seu destino, mas o de todas as pessoas que vivem na terra.

Sombra de um anjo é delirante. Ana Beatriz desenvolveu um enredo com detalhes sobre a mitologia dos anjos. Sua escrita é objetiva e aconchegante, e nos tira o fôlego. As emoções são tantas que mesmo antes de dormir, desejamos: “só mais um capítulo e vou dormir.” Quando descobri a sua idade me surpreendi, com quinze anos, ter uma escrita a nível de autores experientes, sem dúvida é um prodígio da literatura nacional.

O que falar das personagens? Samantha é uma garota determinada, com pouca idade ela viveu coisas terríveis mas isso não tirou a sua alegria de viver. É em Gabriel que ela encontra o real amor, e isso a faz lutar com todas as forças para tê-lo ao seu lado, ou melhor, ela ultrapassa os limites humanos e angelicais por esse amor. Gabriel não passa despercebido, os olhos azuis desse cara, são inebriantes. Mas o que de fato nos encanta é a perseverança que ele mantem ao desejar Samantha ao seu lado. Ele a quer não apenas para ser a sua protegida, mas para ama-la, adora-la eternamente.

Os personagens secundários complementam o enredo. Sam descobre as amizades verdadeiras entre os anjos, e isso a torna dia a dia mais forte para combater o bom combate. Por mais que as suas chances fossem mínimas para sobreviver, ela não desistiu em momento algum. Este é o ponto reflexivo para nós leitores. Todos os dias devemos lutar pelo que amamos e cumprir a missão que nos foi dada, custe o que custar.

Sobre o livro, posso dizer que a diagramação é linda. É daquelas que só colaboram para uma leitura cativante. As quase 500 páginas passaram despercebidas ao decorrer da leitura. Quando chega o fim, ficamos a ver navios querendo saber mais, e ansiando pela continuação. Vale salientar que a escolha das cores: azul e preto, em um tom obscuro, revelam bem as primeiras situações passadas por Samantha. Anseio pela continuação da estória, que aliás me surpreendeu por não conter buracos. Os núcleos menores corroboram para o núcleo principal.

Recomendo a leitura para os amantes de mitologia de anjos e até mesmo os leitores dispostos a conhecer sobre os anjos e demônios. Não poderia deixar de colocar esse livro na lista dos favoritos.

"Quando acordei, o sol estava nascendo. Seus primeiros raios já mostravam que aquele seria um dia perfeito. Perfeito para morrer."

0 comentários:

Postar um comentário