Resenha | Escolhas | Cristina Valori | Qualis Editora


Escolhas

Cristina Valori

Título Original:
Editora: Qualis
Número de Páginas: 254
Ano: 2015
Avaliação: ★★★★
*Livro cedido em parceria com a autora
Sinopse: Quem determina o que é certo ou errado? Como saber qual caminho seguir? O que nos garante a certeza de ter feito a escolha correta? Será que a razão deve prevalecer ou seguir o coração é sempre o melhor? Você conseguiria viver sabendo que as suas decisões podem mudar tudo? Por que o destino as vezes nos testa? Para Fabiana nada poderia mudar a sua história. Ela sempre teve esta certeza, até que a vida provou que nem sempre é fácil decidir qual rumo tomar. Que o seu coração é quem comanda e a guiará para a decisão correta.Em um sábado como outro qualquer, Fabiana se vê diante de uma situação que mudará a sua estrutura, deixando-a com dúvidas sobre a sua, perfeita, vida. Ela será obrigada a fazer a sua escolha, quando o destino exige uma decisão.Como não se entregar ao verdadeiro amor? Como viver sem se sentir culpada? E por quê? Porque ela estava sendo testada daquela forma? Essas e outras perguntas começaram a fazer parte do seu dia a dia, desde o momento que resolveu seguir os seus sentimentos. E você? Faria o que? Seguiria o seu coração?
  
Fabiana se casou muito jovem e teve três lindos filhos. Com uma vida estável e digna de um "felizes para sempre", ela jamais pensou que teria que fazer duras escolhas. Onze anos de casada era o suficiente para saber que amava e idolatrava o seu marido. Nunca houve momentos em que se arrependesse. 

Tudo muda quando ela vai com uns amigos a um estúdio de tatuagem. Seu marido não gostava desse tipo de coisa, mas nunca impediu sua mulher de fazer aquilo que gosta. Afinal, ela era independente. Tinha um bom emprego, eles viviam bem, tinham filhos maravilhosos. No estúdio, após algum tempo,o tatuador anuncia que não será possível fazer sua tatuagem. 

Nada satisfeita com a perda de tempo, Fabiana questiona se não haveria outra pessoa que pudesse fazer a sua tatuagem. No mesmo dia, Fabiana vai até o estúdio de Gustavo. O cara nem fez muito esforço, ela apenas escutou a voz dele, e sentiu um arrepio subir pelo seu corpo. Como podia sentir aquilo? Em quase onze anos de casada, ela nunca conseguiu sentir o mesmo pelo seu marido. 

"Mas infelizmente, ou felizmente, a vida dá voltas e coloca obstáculos que cabe a nós passarmos ou desviarmos. Será que durante o meu caminho me desviei ou optei pelo errado? Hoje, depois de tanto tempo, tenho certeza que fiz a escolha certa..."

Os olhares dos dois se encontraram e ela teve a certeza que queria voltar. Sim! Ela voltaria com a desculpa de terminar a tatuagem. Ele fez questão de remarcar todos os seus horários para que Fabiana fosse apenas dele (se é que você me entendeu...) 

Retornando no dia previsto, Fabiana está aflita e quer fazer várias perguntas. A primeira delas era se ele era casado e tinha filhos. Ora, porque ela desejava perguntar aquilo?! A mesma coisa passou pela cabeça de Gustavo. A conversa entre os dois foi o suficiente para aumentar aquela sensação de amor à primeira vista, que a mulher tanto temia. 

Não! Fabiana não podia fazer aquilo com a família dela (esse foi o meu primeiro pensamento). Como pode amar alguém em um dia e no outro apaixonar-se por outro alguém? Será que era paixão? Valia à pena largar sua estabilidade pelo desconhecido? 

Escolhas é o livro de estréia da autora Cristina Valori. Uma obra altamente reflexiva que põe a prova todos os nossos valores tradicionais e certos preconceitos. Fabiana, uma mulher que tinha estabilidade, está em uma encruzilhada entre o certo e o duvidoso. Afinal, onze anos de casamento e três filhos criados com muito amor, não poderiam ser deixados para trás. 

Dentro dos relatos de Fabiana percebemos o sufoco que ela passa até chegar a difícil decisão. Foram diversas escolhas que ela teve que tomar e sempre com o pensamento de não ferir ninguém. Mas é quase impossível, não ferir quando se ama. Por mais que ela tivesse três filhos e um marido, ela não poderia deixar de pensar na felicidade dela. Será que isso é ser egoísta? 
"Todos sabem que vivemos em um mundo onde dão-se nomes ruins a coisas belas. Todos sabem que vivemos em um mundo onde nós não damos ao que é belo uma segunda chance..." Marillion - Beautiful (Playlist de Escolha)
Cristina Valori conseguiu arrancar risos e lágrimas com a dura decisão de abandonar ou não este novo amor. Eu não queria estar na pele de Fabiana, mas acredito que há várias dela pelo mundo a fora, tomando decisão desse tipo. Não está longe da nossa realidade! 

Algo legal no enredo é que podemos também conhecer Gustavo e o marido da Fabi em forma de relato. As diversas opiniões corroboram para compreender a escolha final, aquela que ela seguiu. E o final é surpreendente! 

A cada capítulo somos presenteando com a letra de uma música. Isso me fez sentir ainda mais próxima da Fabiana e entender o seu sentimento. A música fala nosso estado de espirito e autora falou alto! 
A capa e a diagramação é belíssima e a qualidade da revisão é das melhores. O kit e os mimos que vieram me deixaram ainda mais entusiasmada pela leitura. Ah, antes que eu me esqueça, a escrita da Cris é de uma leveza que nos faz terminar rapidinho os capítulos. E a forma com que ela escreve é como se estivéssemos dialogando com os personagens. 

A recomendação da obra é para os leitores dispostos a refletir e questionar a si mesmo. Saber que nenhum de nós, estamos longe de tomar difíceis decisões. 
"Você nunca vai me esquecer. Sabe como sei? Porque todas as vezes que olhar para a sua tatuagem, vai lembrar-se de mim. Eu te marquei para o reto da sua vida e da minha."
Uma das músicas da playlist que compuseram a obra. Ao som de Bon Jovi.

Agradeço a autora pela confiança e por fazer entender que Escolhas são sempre necessárias!

0 comentários:

Postar um comentário