Resenha || Quando o vento sumiu: e se você pudesse escolher o final da sua história? | Graciela Mayrink | L&PM Editores


Quando o vento sumiu: e se você pudesse escolher o final da sua história?

Graciela Mayrink

Editora: L&PM Editores
Número de Páginas: 264
Ano: 2015
Avaliação: ★★★
* Livro cedido em parceria com a L&PM Editores.
Sinopse: Suzan, Mateus e Renato parecem três jovens como outros quaisquer do Rio de Janeiro. Suzan estuda Turismo. Renato e Mateus, Engenharia Civil. Os três são amigos desde o colégio e, apesar de muito diferentes, são inseparáveis. Mas, entre aulas, festas, momentos em família e idas à praia, cada um deles enfrenta seus problemas. Desde que o pai foi pego dando um golpe, Mateus vive só com a mãe, marcado por esse acontecimento. Renato é um garoto rico que resiste às pressões do pai para surfar menos e se interessar mais pela construtora da família. Suzan é apaixonada por Renato e sofre por ser considerada apenas uma amiga – e pela pressão da mãe para que se envolva com ele. No correr dos dias, a amizade dos três se transforma sutilmente. Suzan deve se declarar ao amigo, ou tentar ser feliz de outro modo? Mateus terá realmente só a amizade para lhe oferecer?Renato deve se render à pressão paterna e se aplicar mais aos estudos? E até que ponto a relação dos três suportará o desgaste do tempo? Embora tenham toda a vida pela frente, logo descobrirão uma dura lição: algumas escolhas têm consequências duradouras e alteram o curso de toda uma existência. Muitas coisas saem diferente do desejado. O difícil é prever o resultado de nossas opções e conviver com elas no futuro. E se você pudesse voltar atrás e escolher outro final para a sua história? Que escolha você faria diferente?
Quando a L&PM Editores enviou o email falando sobre Quando o vento sumiu: e se você pudesse escolher o final da sua história?, ao ler a sinopse, eu logo me encantei com tema central, por abordar um dos sentimentos, para mim, mais belo que existe: a amizade.
Essa foto é da cópia não revisada, ok?!
Mas eu confesso que fiquei preocupada, achando que a história poderia ser um daqueles clichês insuportáveis. É que no livro há uma personagem que é apaixonada pelo amigo, mas ele não percebe. Bom, mas o que seria da vida se não tivemos bom e velho clichê. Mas, depois de ler, posso garantir que o livro não foca diretamente nisso. E também não há triangulo amoroso.

Se você leu a sinopse, deve ter percebido que ela diz muito da narrativa. Então vou tentar ser o mais suscinta que eu conseguir ao falar do enredo.

Quando o vento sumiu traz a história de Suzan, Mateus e Renato. A narrativa inicia com Suzan encontrando Renato em um café em Berlim, no tempo presente. Ao encontrá-lo, Suzan desencadeia lembranças do passado, quando ela, Renato e Mateus eram melhores amigos.

Época em que os três amigos estavam em processo de amadurecimento, passando pelos problemas do inicio da vida adulta, mas ainda convivendo com os resquícios dos dramas da adolescência.

E assim, por meio de um flashback, ficamos conhecendo fatos do passado dos três protagonistas. A amizade dos três começou ainda no colégio. Mas eles sempre tiveram características distintas. Suzan, estudiosa, apaixonada, indecisa; Mateus, o introspectivo, enigmático, responsável; Renato, o mais imaturo dos três, mas muito amigo dos amigos.  

Os três estudaram na mesma universidade. Suzan fez turismo, Mateus e Renato cursaram Engenharia Civil. Suzan sempre foi apaixonada por Renato, desde a época do colégio, mas ele sempre a viu como melhor amiga, uma irmã. Renato é o menino rico que foge das responsabilidades. Ele gosta mesmo é de praia e surf. Mateus, ótimo estudante, responsável, o primeiro da sala, mas sempre sofreu com preconceitos por causa do que o pai fez no passado.

Quando o vento sumiu tem uma premissa simples, mas com ótimo desenvolvimento, com base, principalmente, nas atitudes tomadas pelos três protagonistas. O livro é narrado em terceira pessoa, com foco mais na vida da personagem Suzan.

Em alguns momentos eu fiquei com um pouco de raiva da Suzan, pois ela era muito indecisa. Mais de quatro anos apaixonada por um cara e nunca teve coragem de falar nada para ele. A irmã mais nova, Rebeca, tinha muita mais atitude em relação á vida amorosa.

O que movimenta o livro são as atitudes tomadas pelos personagens. Primeiro por Suzan, que influencia diretamente a vida de Mateus. Depois Mateus toma uma atitude que muda para sempre a vida dos dois amigos. Por fim, a atitude tomada por Renato, mesmo que involuntariamente, culmina com o final da história.

E aí vem a grande sacada da autora. O subtítulo do livro "e se você pudesse escolher o final da história?" tem tudo a ver com o final - as atitudes tomadas pelos personagens  (ou seria os finais? Mas isso vocês têm que conferirem). 

Creio que a grande mensagem do livro é: tudo que fazemos tem consequências, tanto na nossa vida como na vida de outras pessoas.

Quando o vento sumiu é um livro que merece ser lido. É um New Adult nacional que não deixa nada a desejar em comparação com os livros do mesmo gênero que vêm de fora. Com uma linguagem acessível, direta e capítulos curtos. Além disso, se utilizar do gênero mensagem de texto para aproximar ainda mais dos leitores contemporâneos. Ah, a bicicleta da capa e o coração têm relação direta com a história. 

0 comentários:

Postar um comentário