Cultura || Meia dúzia de traços característicos que torna um vilão o Vilão



Há vilões que têm características singulares, exercendo um fascínio muito grande no leitor e, que, por muitas vezes, está mais próximo da dualidade humana do que o Herói.

O vilão está sempre à sombra do herói. No entanto, é impossível falarmos do Herói, sem falarmos do seu antagonista. O que seria de Harry Potter sem Lord Voldemort?

Mas quais seriam as características de um vilão-Vilão? Sem entrarmos em questões teóricas, podemos dizer que o vilão caracteriza-se por sua oposição à virtude. O Vilão é a personificação do mal puro, de tudo aquilo que é imoral e antiético.

Pois é, numa visão bem senso comum, o vilão é visto pela ótica dicotômica entre o bem e o mal. No entanto, há personagens vilânicos de múltiplas facetas, que vão desde o traidor ao salvador, desde a vítima até o algoz.

Neste post há uma seleção de Vilões que se destacam dentro das suas narrativas. São vilões que odiamos amá-los.

Todo vilão que se preze precisa ter algo característico que o destaca de outros vilões. O Vilão precisa ser facilmente reconhecido, entre tantos outros vilões. Para isso, ele precisa de algo que pode ser: um acessório, uma cor específica, uma roupa só sua, um modo de falar característico, uma risada... etc. Ah, mas também há vilões que se destacam por ter um ajudante fiel. Um capanga tão cruel quanto o mestre. O fato é que precisa ser algo que o torne uma lenda.

1- Estilo próprio e elegância

O personagem Alex Delarge, de Laranja Mecânica tem um figurino inconfundível, composto por camisa de manga, calça, suspensório e suspensório escrotal, com chapéu e botinas pretas. Além disso, ele usa o chapéu coco preto e cílios postiços, que o diferencia dos outros membros da gangue.

Freddy Krueger – tem um chapéu;
Saruman – tem uma túnica branca e o cajado;
Senhor dos Ossos, conhecido como Camisa de chocalhos (Game of Thrones) – tem Armadura de ossos;
Pinguim – está sempre de terno elegante e guarda-chuva.

Bom, se os personagens citados acima ainda não te convenceram quanto ao estilo, o próximo, com certeza, você irá concordar que há algo que é só seu, que o torna elegante e, ao mesmo tempo, temido.

Darth Vader – com sua vestimenta/armadura toda na cor preto é inconfundível. 

2- Um toque de loucura

Quando eu penso em personagens que personificam maldade e loucura o primeiro que vem a mente é o Coringa, arqui-inimigo de Batman. Claro que as interpretações geniais de Jack Nicholson e Heath Ledger contribuíram ainda mais para personificar o humor sádico e deformado que são características desse personagem.

E o que dizer de Ramsay Bolton de Game of Thrones? Um tirano e sádico. É outro sociopata, com praticas doentias e abusivas. Game of Thrones tem muito o que oferecer em termos de vilões, mas vamos ficar somente com o bastador mais odiado do Forte do Pavor.

3- Capangas

Há vilões que não põem "a mão na massa". Ou melhor, põem, mas somente em último caso. Parece que praticar maldades dá um trabalhão. Existem vilões que contam com a ajuda de capangas, jagunço, lacaios. Aos vilões cabe a logística, as estratégias. Já o trabalho surjo fica por conta dos seus ajudantes do mal.

Sauron – Tem os Orcos como soldados.
Lord Voldemort – conta com a ajuda leal dos Comensais da Morte;
Alex Delarge – conta com seus inseparáveis drugues (amigos)

Ah, e não esqueçamos que até o Gru tem os minions.Tá, tá Gru não conta.

4- Arma ou poder

Todo vilão-Vilão precisa ter uma arma poderosíssima e/ou um poder que o terne quase indestrutível. Pode ser uma espada, uma armadura.

Doutor Destino (universo Marvel), por exemplo, possui uma armadura que o protege de qualquer tipo de ataque maciço.Loki, também da Marvel, é um vilão que tem atributos físicos sobre-humanos, maestria em combate, feitiçaria e intelectual invejável.  

No entanto, é recorrente o fato dos vilões buscarem armas/poderes ainda mais poderosos, com objetivo de destruir o herói de uma vez por toda. Há ainda vilões em que sua arma é a sedução, a manipulação. 

5 - Risada maléfica

Vilões dificilmente riem, mas quando o fazem é algo medonho de se ouvir. É impossível esquecermos a risada dos personagens abaixo.
 
Agente Smitt - em The Matrix Revolutions; 
Sr. Frio - em Batman e Robin
A menina possuída - em O Exorcista
Chucky - Brinquedo assassino
  
6 - Mudança de forma

Há vilões que se transformam em seres ainda mais poderosos, mais maléficos. Um ótimo exemplo é um ser maléfico Mumm-Ra, rei do Egito, que tem aparência de múmia e vive há mais de mil anos. Com seus poderes místicos se transforma em Mumm-Ra. Eu adoro essa transformação, que,  para mim, é algo antológico.

0 comentários:

Postar um comentário