Retrospectiva || Meia dúzia de melhores leituras de 2015 | Por Gaby Marques

Olá, leitores!
Sério que o ano já está terminando? Sério que já preciso realizar a difícil e injusta tarefa de separar apenas 6 livros que marcaram meu 2016? hahaha

É sempre, SEMPRE, muito difícil para mim separar apenas alguns poucos livros para essa lista. Mas vamos lá!

Meu ano foi maravilhoso no quesito leituras! Comecei o ano com o pé direito e, apesar de alguns tropeços em leituras ruins, consegui manter um ritmo muito bom. Ao todo foram 125 livros lidos entre todos os gêneros que possam imaginar. Uma palavra que define bem é Diversidade. Isso ou Mistureba, hehe.

Chega de falatório e vamos ao que interessa:
Ps: Não estão em ordem de preferência!


Eu Te Darei o Sol, de Jandy Nelson (tem resenha aqui)


Sabe aquele tipo de livro que assim que concluímos queremos ler  tudo de novo? Que gostaríamos que não tivesse fim? Eu Te Darei o Sol é O livro. A autora desenvolve uma trama sob dois pontos de vista e em dois tempos diferentes; criou personagens incríveis, que realmente encantam o leitor; e deve ter algum feitiço em sua escrita, pois fiquei totalmente viciada no livro. É um YA simplesmente maravilhoso! 

Perdido em Marte, de Andy Weir (resenha aqui)

Perdido em Marte é um livro detalhado, descritivo, denso; mas do qual não conseguimos largar até concluir! É inteligente, sarcástico, bem escrito, tem uma ótima ambientação (MARTE!!) e como se não bastasse: possui um dos melhores personagens que já "conheci"!! <3 


Mate-me Quando Quiser, de Anita Deak

Mate-me Quando Quiser. Já começamos por esse título incrível, instigante... genial! Passa justamente a premissa do livro: uma mulher que encomenda a própria morte. E todo o livro se passa em Barcelona! Li o livro todo de um fôlego só e me faltam palavras para descrever a experiência que tive com essa leitura. 

A Anita Deak tem uma escrita tão poética, perspicaz e inovadora que me deixou de boca aberta. Já falei que é um livro nacional?  Apenas leiam! 

Cinco Dias, de Julie Lawson Timmer (tem resenhas aqui)


Eu admiro muito autores que conseguem emocionar o leitor com suas narrativas. Não é fácil me fazer chorar, e Julie L. Timmer conseguiu. 

Essa foi uma das leituras mais impactantes, sensíveis e emocionantes que fiz esse ano. E esse, com certeza, foi o livro que mais mexeu comigo emocionalmente falando. Eu chorava copiosamente no final. E não só no final!! Também em vários pontos da estória onde a autora simplesmente nos joga uma bomba atrás da outra.! hahaha Que livro incrível! Possui a dosagem certa de drama, é verdadeiro e ainda nos traz lindas mensagens. Lições que levarei pra vida inteira. 

O Sol é Para Todos, de Harper Lee


Esse ano finalmente pude ler O Sol é Para Todos e conhecer essa tão famosa narrativa da qual falam imensamente bem. E só posso dizer uma coisa: existe um tempo certo para cada leitura. Se tivesse lido esse livro, por exemplo, 3 anos atrás, não teria gostado tanto quando gostei lendo agora, nesse ano. O livro é repleto de lições, mensagens, críticas; coisas que aprendi lendo esse livro irei levar para toda a vida, para a criação de meus filhos e para minha vida social. 

Acredito que todos, sem distinção, TODOS deveriam ler esse livro uma ou duas vezes durante a vida. Vale a pena. 

O Bicho-da-Seda, de Robert Galbraith 


Depois da maravilhosa surpresa que tive ao ler O Chamado do Cuco (primeiro livro da saga) e me deparar com uma trama eletrizante, minhas expectativas com esse segundo volume estavam altíssimas! E não me decepcionei!!! O segundo conseguiu ser ainda mais intricado, surpreendente e misterioso que o primeiro e caramba: o primeiro é perfeito! Imagina o grau de perfeição desse aqui! hahaha E gente, apenas leiam esse livro! Tenho certeza que os fãs de romance policial irão adorar! 

E essas foram minhas escolhas para o post de melhores do ano! Queria ter colocado outros vinte livros, haha, então vamos terminar logo aqui para não me estender muito. 

Agora me contem quais foram os melhores livros que vocês leram esse ano! Irei adorar saber <3 
Beijos e até a próxima! 

0 comentários:

Postar um comentário