Resenha || Palavra por palavra: instruções sobre escrever e viver | Anne Lamott | Sextante


Palavra por palavra: instruções sobre escrever e viver

Anne Lamott

Título original: Bird by Bird
Gênero: Auto-ajuda
Editora: Sextante
Número de Páginas: 224
Edição: 2011
Avaliação: ★★★★
* Livro cedido em parceria com a editora
Sinopse: Se o seu sonho é tornar-se escritor, preste atenção ao que Anne Lamott tem a lhe ensinar. Ela pode ajudá-lo a despertar a paixão pela escrita, dar vazão à sua criatividade e encontrar a sua voz. Neste livro, que se tornou um clássico sobre o assunto, Anne dá dicas preciosas que incentivam qualquer pessoa que queira percorrer esse caminho a seguir em frente e não desistir. Escrever é, por natureza, uma atividade pessoal e solitária. O que Anne faz neste livro é compartilhar exemplos e casos que explicam como ela lida com as tribulações do dia a dia - como a falta de confiança em si mesma, o bloqueio criativo e a inveja profissional -, ao mesmo tempo que discute os elementos básicos da escrita. Ela nos orienta a começar com pequenas tarefas, garante que até mesmo os autores consagrados partem de primeiros esboços ruins e nos ensina que o perfeccionismo é o maior inimigo de qualquer escritor. Palavra por palavra acaba com a fantasia de que a publicação irá solucionar todos os problemas de sua vida e defende que a escrita em si será sua maior recompensa. Com gentileza e bom humor, Anne seduz o leitor e lembra aos iniciantes por que eles estão escrevendo - para dizer a verdade, viver de acordo com seu coração e compartilhar seu dom com os demais.
Eu li, um tempo atrás, um post no blog Dito pelo maltido com uma lista com cinco livros que "Todo aspirante a escritor deveria ler". Decidi que eu preciso ler os cincos livros. Não que eu seja uma aspirante a escritora. Acho que é só coisa de leitora que vivi inventado necessidades urgentes de ler todos os livros. 

Mas também acho que num blog que fala de livros é preciso ter conhecimentos que vão além do achismo. É preciso estudar, e estudar para fazer um trabalho mais interessante. 

Bom, mas voltando ao foco desse post. Um dos cinco livros que consta na lista é "Palavra por palavra: instruções sobre escrever e viver", Anne Lamott, publicado pela Editora Sextante.

"Palavra por palavra: instruções sobre escrever e viver" superou as minhas expectativas. Incrédula, achei que se tratava de uma leitura maçante, uma receita de bolo sobre escrever. Um auto-ajuda que enrola, enrola e não diz nada. Mas, graças aos deuses dos livros, Anne Lamott nos presenteou com um livro com dicas úteis, com reflexões sobre a vida e, tudo isso, com um toque de humor que deixa a leitura muito agradável.

O livro é divido em cinco partes. Mas antes há a introdução, onde Anne nos aponta a perspectiva do livro, de certa forma, é um relato de como a autora entrou no mundo da escrita.  A primeira é nomeada de 'Escrever'; a segunda de 'A mentalidade certa para escrever'; a terceira de 'Ajuda ao longo do caminho'; quarta de 'Publicação – e outros motivos para escrever'; e cinco de 'A última aula'.

Um dos pontos mais importantes que um aspirante a escritor deve ter em mente é que escrever, segundo Anne Lamott, é mais importante do que ser publicado. Não que ser publicado não seja algo mágico. E se você escreve é porque quer ser lido. Não é mesmo?! No entanto, "Há uma porta que nós todos queremos atravessar e o ato de escrever pode nos ajudar a encontrá-la e abri-la... pode fazer com que você comece a prestar atenção, pode torná-lo mais suave, pode despertá-lo."

Já na primeira parte Anne faz esse alerta. E ao longo do livro ela vai destacando experiências vividas por ela, alertando, assim, aos aspirantes a escritores, sobre as armadilhas que vida pode colocar diante de um escritor. Ainda há referências a vários escritores famosos.

Uma dessas armadilhas, que me fez rir, é "Estação de rádio QMRD". Ou simplesmente que merda. É isso mesmo! Uma estação de rádio que fica tocando na cabeça do escritor. E uma das piores música é a autodepreciação. Outra voz terrível é a inveja. Você vê aquele escritor, que você não acha tão talentoso assim, tendo sucesso e você não! Isso pode ser um dos momentos mais terríveis da sua vida.

Anne ministrou cursos de escrita criativa, além de ser escritora e, também, filha de escritor. É daí que vem sua experiência com a escrita, com o processo de ser publicado, de ter um agente literário, ter um editor.

Como eu disse, Palavra por palavra é um livro que traz reflexões sobre a vida, com relatos da vida da autora, mas também tem dicas práticas, como, por exemplo, todo escritor deve observar tudo e todos. Deve andar sempre com fichas de anotações. Deve exercitar o subconsciente, pois é lá que as melhores histórias se desenvolvem. 

Anne também fala sobre a criação de personagens, de tramas, diálogos, cenários, argumentos, de esboços ruins e publicação. "Palavra por palavra: instruções sobre escrever e viver" é indicado para você que gosta de estudar, que precisa de dicas para desenvolver suas habilidades de escrita. 

1 comentários:

  1. Oii!
    Adorei o tema do livros, mesmo que só seja aspirante a escritora nos meus sonhos! haha

    Vitória, www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir