Resenha || Seis Segundos de Atenção | Humberto Gessinger | Editora Belas-Letras


Seis Segundos de Atenção

Humberto Gessinger

Gênero: Crônicas
Editora: Editora Belas-Letras
Número de Páginas: 168
Edição: 2013
Avaliação: ★★★★★
* Livro cedido em parceria com a editora
Sinopse: A única coisa que podemos fazer com o tempo é escolher o que fazer com ele. Na busca pela faísca da criação, que ele persegue pelas noites como uma estrela guia, Humberto Gessinger nos mostra em seu novo livro de crônicas que fazer um segundo valer a pena leva tempo. Um tempo que, às vezes, não queremos ter. Um tempo que não podemos parar nem fazer andar mais rápido. Não é tão fácil quanto parece encontrar um instante mágico, o centro da nossa originalidade, do nosso talento, e manter a conexão com ele. Leva mais do que 600 anos de estudo. Leva 6 segundos de atenção.

Oi pessoal, tudo bem com vocês? Antes de começar a resenha de hoje vou trazer a definição de fã, segundo o dicionário:
Fã – s.f. Abreviação de fanático (“fan”); Admirador.
Bem, agora deixa eu explicar o porquê da definição: Sou muito fã do Humberto Gessinger, que por acaso do destino (mentira!) é o autor do livro que vou apresentar pra vocês hoje, tendo em vista tudo isso, adianto logo que TALVEZ haja uma espécie de exagero em relação a tudo que eu disser, ou não, então, bora ver no que dá?

Antes de qualquer coisa, meu ídolo merece um destaque especial: como a maioria já sabe Humberto Gessinger foi um dos fundadores da Banda Engenheiros do Hawaii, participou do projeto Pouca Vogal junto o Duca Leidecker, também músico e hoje vive, a meu ver, seu melhor momento de carreira solo. Além de todo esse talento para a música, o Humberto nos encanta também como escritor.
"Às pessoas que me pedem letras pensando que eu fiz sucesso por causa delas, eu gostaria de dizer que talvez eu tenha feito sucesso apesar delas. Aos que me pedem melodias achando que fiz sucesso por causa delas, gostaria de dizer que talvez eu tenha feito sucesso apesar delas. Aos que me pedem para tocar/cantar/escrever... mesma coisa. Se, impacientes, me perguntassem, afinal, por que fiz sucesso, eu diria que talvez não tenha feito". 


O livro da vez foi Seis Segundos de Atenção, crônicas muito bem pensadas que fazem uma perfeita simetria entre carreira, vida pessoal e as opiniões do Humberto sobre vários assuntos, mas neste livro em especial ele foca na questão da perda de oportunidade ou o que encaramos como perda.  O tempo é algo precioso e com a leitura podemos ver que as vezes Seis segundos valem mais que Seiscentos anos.

A escrita do 1berto é muito subjetiva e sincera, mas o incrível é ver que com relatos da sua experiência pessoal ou profissional ele sempre consegue nos dizer muito, eu tive a impressão de que ele estava conversando comigo o tempo inteiro.

Além das crônicas temos também as letras de algumas músicas da fase mais atual da carreira do HG e outras que foram escritas por ele e que são cantadas por outros artistas.
"E não adianta forçar a barra para adaptar a realidade às nossas teses, como quem quer encher um copo com mais água do que cabe nele A elegância de uma explicação não garante sua eficácia. A necessidade de uma explicação não garante sua existência".   
Acho que já disse aqui no blog o quanto o gênero crônica me agrada e crônicas escritas pelo Humberto me fizeram amar ainda mais... (Olha a fã falando rsrs).  Mas May, esse livro é indicado apenas para os fãs do Humberto Gessinger? Nãããããããõooooo! Inclusive vejo os livros do Humberto como uma janela de oportunidade para que quem não conhece, possa conhecer o trabalho desse artista talentoso e sensível que escreve, canta e toca com a alma.

Minhas preciosidades <3

Sobre a edição do livro acho que não preciso dizer muita coisa, o papel Couchê (aquele tipo revista) dá ao livro um toque especial. A diagramação está maravilhosa. Amei a leitura e super indico, pra quem gosta de livros leves e rápidos que funcionam como um band-ait para a alma. Até a próxima!   
"Mas, tudo bem, vamos admitir que se feche a tal janela de oportunidade. Então, que tal colar um pôster ou fazer um desenho na parede? Isso não te basta? Entendo... Hey, o que tens na tua mão? Uma picareta? Vais abrir uma janela na marra? Ok, tô na torcida!".  

16 comentários:

  1. Ah! você é mesmo fã do cara! XD Também gosto de crônicas, em especial dessas que nos põem pra pensar e filosofar sobre nossa vida, comportamento e escolhas. Sinto que este livro, em especial, me agradaria muito! Um livro todo em papel couché deve ficar bem bacana... Procurarei em uma livraria! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou louca por ele rsrs Nuccia você vai amar, é muito sensível... <3 Beijos

      Excluir
  2. Oie, tudo bem?

    Não sou fã dele, mas tenho um amigo que é muito. Acho que ele gostaria desse. Às vezes, leio uns trechos de música do Engenheiros e acho muito lindos, bem profundos, meio a minha cara. Não leria o livro, por não ser fã dele, mas achei o conteúdo bem criativo e impessoal :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina, tudo e você? Com certeza seu amigo vai gostar... Ahhh as letras de Engenheiros são poesia pura <3 É uma pena que não queira arriscar... beijoooo

      Excluir
  3. Olá, não sou uma fã dele como você, mas gosto dele como artista *-* Ainda não tive a chance de ler nenhum de seus livros, mas vou anotar a dica e assim que tiver chance pretendo ler este.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, leia sim, você vai gostar! Beijooo

      Excluir
  4. Oi May.
    Eu adoro o Humberto Gessinger também!
    Esse livro parece ser interessante, mas não sei se leria no momento. Mas quem sabe futuramente né, vou anotar a dica.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, leia sim, não importa quando, é maravilhoso! Beijooo

      Excluir
  5. Olá! Também gosto de crônicas, gosto do sentimento que encontramos nela. Os livros dele parecem ser bem interessante, fiquei curiosa para ler, beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana, os livros do Humberto são lindos! Leia sim, e me diga o que achou! Beijooo

      Excluir
  6. Oie
    livros de crônicas são sempre bem vindos para variar um pouco e gostei da sua resenha, parece ser um livro bem interessante e gostoso, gostei da dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um gênero maravilhoso! E o livro do Humberto tá lindo e leve, vale a leitura! Beijão

      Excluir
  7. Eu morria e não sabia que ele também escrevia haha. Parece interessante, eu gosto bastante de crônicas. Depois tentarei ler <3
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha escreve siiim, e muito bem! Leia seim, você vai gostar!

      Excluir
  8. Oie tudo bem? Eu acho que eu não sou o público alvo do livro, mas meu namorado vai amar saber que ele também escreve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo e contigo? Thaísa que pena que não se identificou, mas certamente o seu namorado ficará feliz com a leitura! Beijos

      Excluir