Resenha || Trama | Michael Jensen | Editora Arqueiro


Trama

Michael Jensen e David Powers King

Título original: Woven
Gênero: Fantasia/Ficção
Editora: Arqueiro
Número de Páginas: 301
Edição: 2015
Avaliação: ★★★★ ★
* Livro cedido em parceria com a editora
Sinopse: O sonho de Nels era ser cavaleiro do reino de Avërand. Filho obediente, ajudava como podia os moradores de sua pequena e tranquila aldeia. Querido por todos e tratado como herói, acreditava que logo seria selecionado como escudeiro da cavalaria. Mas isso foi antes de ser assassinado por uma figura misteriosa. Nels virou um fantasma, e agora só uma pessoa consegue vê-lo: a princesa Tyra, herdeira do reino e sua única esperança de entender o motivo do crime. A princípio, a jovem mimada não dá a menor confiança para o rapaz, mas, à medida que o mistério da morte dele vai se desenrolando, os dois percebem que têm em comum um segredo e um inimigo terrível, que pode se disfarçar de qualquer pessoa. Nels e Tyra não têm escolha. Precisam fugir do castelo, desbravar um mundo oculto repleto de magia e espectros sombrios e encontrar uma agulha, a relíquia capaz de remendar o que foi descosturado na Grande Tapeçaria. E o tempo corre contra eles, pois o fio de Nels está prestes a desaparecer para sempre.
“Tramar é como uma ilusão: você produz o tecido da realidade para mudar temporariamente o que está ao redor”.
A Arqueiro sempre me surpreende, trazendo livro com enredos maravilhosos. E no quesito fantasia, então?! Estava ansiosa pelo lançamento de Trama, pois a sinopse me intrigou desde o início. Por isso não aguentei e adiantei as minhas leituras para iniciar esta! Com uma escrita fluída e leve, a narrativa de Trama nos prende desde o prologo, com um acontecimento que nos toca.

Nels é um jovem trabalhador que sempre teve o sonho de ser um cavaleiro. Mesmo sem tantas condições, ele lutava corpo a corpo e desenvolvia suas habilidades, para quem sabe, realizar seu sonho. O jovem mora em um povoado de nome Vila das Pedras, no reino de Averand, onde a paz reinava. O mais interessante é que todas as pessoas que ali moram, adoravam o garoto, pois ele realizava atos “heroicos”, por isso recebeu o apelido de Cavalheiro de Vila das Pedras.


Nem tudo era bom na vida de Nels. Apesar da tranquilidade física daquele lugar, o seu psicológico estava inquieto e confuso, porque sabia que sua mãe nunca iria permitir que ele se tornasse um cavalheiro. Ela que sustentava a casa, com suas costuras, e certo dia pediu para que Nels fosse buscar uma linha especifica em um outro local. Era uma viagem curta, como ele sempre fazia. Cheio de obrigações, ele faz tudo sem reclamar. No entanto, Nels não entende o porquê da sua mãe ser tão protetora. Até conseguimos perceber que ela detesta a realeza, mas é algo muito estranho uma mãe impedir que o filho lute pelo seu sonho.

O tão sonhado festival do vilarejo acaba chegando, e Nels acredita que não pode perder a sua chance de entrar para a seleção de cavalheiros, mas sabe que sua mãe nunca vai permitir. É nesse momento que um velho muito estranho aparece na vida do garoto. Apresentado pelo nome de Ickaboosh ou “Bosh”, o velho pede a companhia dele no festival. Sem pensar duas vezes, Nels acompanha o velho e entra em um fria!

Nesta festa, coisas intrigantes acontecem, dentre elas é a participação de Nels em um dos torneios, como cavalheiro. O vencedor teria o coração da Princesa Tyra. E como todo bom homem, ele fica caidinho por Tyra e faz de tudo para ganhar o torneio. Será que ele consegue? Deixo vocês descobrirem!!
“As escolhas das pessoas fazem o tecido, e o tempo o comprime”.

Isto não é nem a metade da estória. É apenas uma introdução, sem SPOILER. O livro tem uma premissa rica em detalhes e é muito interessante, principalmente por se passar na idade média, zona rural. A luta entre classes sempre me encantou, pois faz a gente refletir sobre vários aspectos sociais. E não é diferente da nossa realidade, não é mesmo?! E me encantou a peculiaridade e a simplicidade com que as personagens foram construídas, de modo que percebemos as imagens físicas, pelas descrições detalhadas e psicológicas, pela emoção repassada para nós, leitores.

O que dizer dessa capa e diagramação maravilhosa? Confesso que não perdi a curiosidade em um só minuto. E isso foi uma das coisas que mantem a chama por essa leitura acesa. Recomendo o livro para as amantes da fantasia, uma boa fantasia. O enredo é criativo, leve, não esquecendo de mencionar a presença do romance entre alguns personagens. Fiz algumas pesquisas, e acredito que o livro é volume único, o que aumenta ainda mais as suas chances de leitura!
"Se você se move depressa demais sua luz se apaga. O que você vai aprender se passar correndo pela vida?"

8 comentários:

  1. Oi, flor!
    Eu adorei ler a sua opinião sobre TRAMA, porque me encantei pela proposta dessa obra desde a sua divulgação como lançamento da Arqueiro. Eu adoro romances que envolvem mistérios fantasiosos e o mais interessante é que esse se passa no passado. Difícil isso acontecer! Haha. Saber da sua boa opinião e que o livro apresenta vários acontecimentos, que surpreendem, me deixou bastante animada.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Logo de cara o que me chamou atenção foi a foto do livro com a aliança em cima.
    Depois fui lendo sua opinião sobre o livro e amei. Parabéns pela forma de se expressar.
    Vou lê-lo em breve.
    Beijos.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  3. Oi, Amanda!
    Tem toda razão: ser um livro único faz todo o diferencial! Não que eu não goste de coleções, mas elas tem exagerado na quantidade de livro ultimamente, não é? Essa capa me chamou a atenção desde o lançamento. E lendo sua resenha deu pra perceber que tem tudo a ver com a história e com o protagonista! Gosto de capas que fazem boas referências! Uma história cativante e cheia e aventuras e eu preciso desse livro! XD

    ResponderExcluir
  4. Essa história parece ser algo com um conteúdo bem rico, adorei a premissa. Sua resenha ficou maravilhosa
    Beijos


    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amei muito esse livro!! Adoro fantasia e achei o enredo bem leve e diferente. E na verdade, um dos autores respondeu a um questionamento no Goodreads dizendo que eles não tinham terminado com essa história e que os fãs poderiam esperar novidades em breve. Estou esperando ansiosamente! rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Eu já tinha visto alguma coisa sobre esse livro, mas o enredo não encaixou muito bem com o que eu quero ler no momento. Ainda assim, esse livro vai estar na minha lista de próximas leituras.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie
    muito legal sua resenha mas infelizmente não despertou minha curiosidade pois fujo um pouco de leitura fantasiosa, mesmo assim parece ter um enredo incrível para quem curte entao boa dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. tô começando a me arrepender por não ter solicitado esse livro, só vejo o pessoal elogiando a obra como um todo TT_TT mas enfim, se eu tiver oportunidade, lerei... ando buscando uma Fantasia de narrativa cativante e acredito que esse livro cumpriria bem o seu papel...
    bjs...

    ResponderExcluir