Resenha || Declaração de amor | Editora Guarda-chuva


Declaração de Amor

José Enrique Barreiro

Ilustrações: Jana Glatt
Gênero: Poesia infantojuvenil
Editora: Guarda-chuva
Selo: Galocha
Número de Páginas: 24
Edição: 2014
Avaliação: ★★★★
* Livro cedido em parceria com a editora
Sinopse: O livro Declaração de amor é um delicado poema sobre o afeto, para crianças de todas as idades, porque às vezes a gente gosta tanto de alguém que precisa encontrar novas formas de dizer: “Gosto de ti.”
Acho que tem poucos blogs literários que dão dicas de livros de poesia. Aqui mesmo no Os nós da rede são raros os posts com o tema. Não sei, mas talvez o número de leitores de poesia seja um pouco menor do que os de romances. Eu, por exemplo, só vim ter intimidade com a leitura de poesia na universidade. Talvez seja porque a poesia exige mais do leitor, por trabalhar a linguagem de forma sugestiva, conotativa, metafórica, figura, criativa. Talvez, talvez...

Mas vocês já pararam para observar que os primeiros anos de vida das crianças são essencialmente poéticos?! A poesia está mundo da linguagem delas, por exemplo: nas canções de ninar, na estrutura verbal, na rima, nas repetições. Uma pena que ao longo da vida adulta, aos poucos, a maioria de nós vemos perdendo esse ser poético.  

Fiz toda essa introdução para convencer vocês que a dica de leitura de hoje é uma delícia para todas as idades, especialmente para os pequenos, é claro.

'Declaração de amor' é um daqueles livros que a gente se apaixona logo de cara. Não tem como ser diferente. As ilustrações encantam da capa à última página e conjugam perfeitamente com o poema. As cores fortes: amarelo, vermelho, azul... passam vivacidade, alegria.


Já o poema tem uma simplicidade estrutural, no entanto percebe-se o trabalho voltado para o universo lúdico. E o mais legal é que não foca na questão moralizadora ou instrutiva que alguns livros infantis apresenta. A gente percebe no texto uma intrínseca relação entre a palavra e sua cadência melódica, relação esta que acaba lhe acarretando um agradável efeito musical.

Outra coisa: vocês já perceberam que às vezes dizer 'eu te amo' se torna vazio? Não expressa a grandeza dos nossos sentimentos. Então, 'Declaração de amor' é tem a simplicidade nas palavras para expressar com profundamente um dos sentimentos mais preciosos: 'Gosto de ti'.

Por fim, só quero dizer: presentei alguém com esse livro. Compre para você, para os pequenos. Espalhe poesia. 



0 comentários:

Postar um comentário