Vertente do mal || monstros humanoides | Halloween

Gente, já é quase Halloween e eu não posso deixar passar  essa data sem ao menos fazer um post que aborde o tema terror, já que é um dos meus gêneros favoritos. 

Os nós da rede tem sim uma vertente do mal. Aqui já resenhamos alguns livros e séries que confirmam nosso lado trevoso. Resenhamos: Nosferatu, Amaldiçoado, Sexta-feira 13, Katy e o caçador de zumbis, Os condenados, O demonologista, Menina má, Penny dreadful, American Horror Story, etc.

Bom, mas hoje eu não trago resenha. Eu quero falar de personagens monstros humanoides da literatura/cinema que nos aterrorizam devido as maldades que cometem e, também, pela aparência. São personagens grotescos, que perderam sua humanidade para aproximar-se da Besta. Um bom livro, um bom filme terror tem sempre um personagem horripilante que aterroriza nossa memoria. 

Mas também há personagens que são só feios só por fora. Vocês vão ver que listei personagens que não são especificamente de obras de terror, mas entraram na lista por se destacarem por suas deformidades. E desde já quero pedir para que vocês citem outros monstros humanoides nos comentários.

Começo com um clássico. E, principalmente, por ser fruto da mente inventiva de uma mulher.

1. A Criatura - Frankenstein 
A criatura de Mary Shelley  me aterrorizou na adolescência, quando eu tive o primeiro contato com o livro e filme. A ideia central do livro de reviver cadáveres é pavorosa, para mim. E a aparência da criatura criada por Mary é de tirar o sono dos mais medrosos, não é mesmo?. 

Frankenstein ou o Moderno Prometeu é um romance de terror gótico com inspirações do movimento romântico, de autoria de Mary Shelley. Infelizmente ainda não tem resenha aqui no blog.

2. Conde Drácula - Drácula

O Drácula de Bram Stoker é um dos personagens sobrenatural que mais me fascina. Há várias versões/adaptações desse personagem. Se você ainda não leu o livro, com certeza já viu uma das recriações do cinema. Eu gosto muito dessa versão (imagem acima) de com Gary Oldan, filme de Fracis Ford Coppola, 1992. 

3Jason Voorhees - Sexta-feira 13 (resenha aqui)
Jason é um dos personagens mais aterrorizante dessa lista, e que insiste em não morrer, além de ter um lista de vítimas gigante. Acho que, ao lado de Freddy Kruegger, é um dos mais lembrados quando falamos em filmes de terror.
Ano passado eu li  Sexta-Feira 13: Arquivos de Crystal Lake, publicação da Editora Darkside. Esse livro é uma das capas mais perfeita da minha estante. O livro é um tipo de bastidores do filme. Não, melhor dizendo: é um tipo de biografia do filme. Meu fascínio por Jason só cresceu depois da leitura desse livro. 

O personagem Jason era para ser um menino normal, mas quando o maquiador Tom Savini se envolveu com a história, ele achou que Jason deveria ser deformado. Jason com e sem mascara é aterrorizante.

O livro Sexta-Feira 13: Arquivos de Crystal Lake é indicado para os amantes do gênero terror, mas também é um ótimo livro para quem estuda ou quer estudar cinema, pois o leitor tem muitas informações sobre o processo de produção e até como as cenas foram dirigidas.

4. Freddy Krueger - A hora do pesadelo

Quem consegue dormir com Freddy Krueger? De aparência horripilante devido as queimaduras. Freddy  ataca adolescentes em seus sonhos, matando-as também no mundo real. O poder de entrar nos sonhos é devido a invocação dos demônios dos sonhos, três serpentes voadoras que tem o poder de tornar real os pesadelos das vítimas. Freddy pediu imortalidade. Em troca iria ser o maior assassino dos pesadelos.

5.  Seth Brundle - A Mosca (Baseado no livro A Metamorfose de Franz Kafka)

Quem aí já viu esse filme?! A Mosca é um filme de terror e ficção científica, de 1986, com direção de David Cronenberg. O personagem Seth Brundle (Jeff Goldblum) entra em uma máquina de teletransporte com uma mosca. Bom, o resultado você podem ver aí na imagem.

6. Joseph Merrick - O Home elefante (Adaptação do livro O homem elefante e outras reminiscências de Frederick Treves)
Eu vi esse filme já tem um bom tempo. E nunca mais pude esquecer aparência do personagem Merrick. Ele tem uma doença de nascença chamada 'síndrome de Proteu'. Devido a essa deformidade era exibido como aberração num circo na Londres vitoriana, onde se alimenta apenas de batatas e é seguidamente espancado. A Londres vitoriana rende boas histórias.

Como eu falei, há personagens que são monstros humanoides, no entanto não são essencialmente do mal. Os dois personagens abaixo são exemplo disso.

7. Sloth - Os Goonies
Sloth entra nessa lista por sua aparência grotesca. Mas sabemos que ele é somente irmão do malvados Fratelli. Sloth tem essa aparência devido a uma queda quando era bebê. Os Goonies é um filme de aventura adolescente e tem, como tema central, a amizade. A premissa é simples: São quatro crianças amigas - Mikey, Bocão, Gordo e Dado - que estão sofrendo por terem de se mudar de onde vivem, devido um empreendimento que será construído no lugar de suas casas. Para salvar a comunidade, os quatro partem em busca de um tesouro. O filme é considerado um clássico, pois referência uma época, os anos 80. 

Eu li recentemente a versão em e-book da edição da Darkside. Foi uma leitura maravilhosa. Voltei à infância.  Preciso ter a edição impressa. Se você é fã do filme precisa também ler o livro, pois ler a narrativa na voz de Mikey é uma delicia. 

8. Quasímodo - O corcunda de Notre Dame.

Mais um personagem que está na lista devido a sua aparência deformada. Quasímodo é o personagem central do livro Notre-Dame de Paris, de autoria de Victor Hugo, publicado em 1831. 
Quasimodo é um personagem criado por Victor Hugo. Nasceu com uma notável deformação física, descrita como uma enorme verruga que cobre seu olho esquerdo e uma grande corcunda. Em um domingo de Páscoa, quando criança, foi abandonado na parta da Catedral de Notre-Dame de Paris. Adotado pelo arcediago Claude Frollo, que o designou para ser sineiro da catedral. Devido ao alto som dos sinos da catedral, Quasimodo acaba por ficar surdo. Visto como um monstro pela população de Paris, Quasimodo mais tarde apaixona-se pela cigana Esmeralda e a salva quando ela se envolve em um assassinato.

Desejo a todos um Dia das Bruxas aterrorizante. E não esqueçam de citar os monstros humanoides que causam muito medo a vocês. 

0 comentários:

Postar um comentário